10 Cuidados com Móveis de Madeira Infalíveis

10 Cuidados com Móveis de Madeira Infalíveis

24 de setembro, 2019

Os cuidados com móveis de madeira precisam ser redobrados. Certamente não tem como limpar (e cuidar) de um guarda-roupa feito de madeira da mesma forma como se cuida de um móvel feito de outro material. Consequentemente, é necessário estar sempre se atualizando sobre as variadas formas de tratar este material nobre.

Primeiramente, ter noção de como fazer o tratamento correto para madeira é essencial para os adoradores de peças, móveis rústicos e ambientes feitos com a madeira. Além disso, essa dica também funciona para quem não tem esse gosto requintado. Isso porque provavelmente, todo mundo possui um móvel feito de madeira em casa, mesmo que sejam poucos.

Móveis (e objetos) feitos desse material possuem uma durabilidade incrível. Além disso, eles trazem um aconchego e uma elegância para dentro de casa que outros raramente conseguem. Consequentemente você deve se perguntar como é feita a limpeza dele, onde deixá-los e como tratá-los no dia a dia. Por isso, vamos te mostrar os cuidados com móveis de madeira que precisam ser feitos na sua casa.

Pendente cromado e móveis de madeira para cozinha

1. Sol e Umidade

Primeiramente, existe lugares da casa que são mais iluminados, ou seja, que recebem mais luz do sol. Não é recomendado que móveis de madeira estejam localizados nestes pontos.

Acontece que o contato da madeira com o sol mancha com o tempo e fica com aspecto envelhecido. Um truque é o uso das cortinas. Elas controlam o excesso do sol e proporcionam maior durabilidade da madeira.

Além disso, procure acomodar o móvel a uma distância de 7cm da parede para que haja uma circulação de ar adequada. Ou seja, para que você evite que o objeto tenha mofo.

Evite deixar os móveis de madeira expostos diretamente ao sol

2. Limpeza

Certamente você sabe que não é recomendável o uso da maioria dos produtos químicos e álcool em móveis de madeira. Além da necessidade de limpar móveis de madeira ao menos uma vez por semana, também é necessário abandonar o uso de palha de aço ou outro material que possa aranhar a superfície do móvel.

Use a parte macia das esponjas para a limpeza de maneira eficiente. Uma receita caseira bastante utilizada é a mistura de 3 medidas de azeite para 1 de limão. Também pode-se utilizar moderadamente água morna e sabão de coco. Para uma limpeza mais intensa, detergente de lavar louças pode ser um grande aliado para isso.

Além disso, deve-se passar o verniz após uma raspagem de toda a área. Por fim, acima de tudo o pano encharcado pode ser o mais eficaz. Tenha em mente que o pano precisa estar úmido apenas com a finalidade de aderir melhor a sujeira e retirar com maior facilidade.

Evite utilizar palha de aço, pois ela pode riscar o móvel de madeira

3. Peso

Certamente, nem todos os móveis de madeira aguenta muito peso. É preciso entender quanto peso aguenta cada tipo de móvel. Veja bem, se você não está colocando peso demais em um único lugar para que a madeira não fique torta. Procure virar as tábuas de baixo para cima e retire alguns objetos que pesam mais e os distribua corretamente.

Analise quanto o móvel de madeira aguenta e equilibre o peso na peça para que ele não fique torto

4. Fungos e cupins

Primeiramente, existe sim cura para muitos móveis de madeira atacados por fungos e cupins. Experimente passar inseticida e fungicida com uma escova nas partes maltratadas. Quando o estado estiver muito crítico, uma alternativa é passar o produto em todo o móvel, envolver com saco plástico e deixar agir por um tempo.

Utilize inseticida ou fungicida nas partes maltratadas do móvel de madeira

5. Encaixes soltos

Puxar e empurrar portas e gavetas podem acabar soltando várias peças. Consequentemente, com o passar do tempo, é natural que elas estejam frouxas e desencaixadas. Para concertar, cole madeira no local e deixe a peça fixa até que o tempo de secagem esteja completo. Não se esqueça de apertar bem os parafusos para deixar o móvel resistente.

Tome cuidado ao puxar e empurrar portas e gavetas, pois esta ação pode danificar a peça de madeira

6. Remova cera de vela

Quando a luz acaba, é inevitável que se acenda várias velas dentro de casa. Consequentemente, quando a luz volta, os vestígios de cera ficam espalhados pelos móveis. Para retirar cera de vela da madeira, aplique gelo em cima da área atingida e retirar com uma espátula de plástico.

Evite deixar vestígios de cera de vela pelo móvel de madeira

7. Marcas de queimado

A mancha de queimado é inevitável quando algo extremamente quente é colocado em contato direto com a madeira. Por exemplo, colocar uma panela quente em cima de uma mesa de madeira sem proteção levará uma queimadura. Consequentemente, quando acontecer algo assim, utilize uma simples lâmina de barbear para fazer uma raspagem superficial na região queimada e utilize uma lixa mais fina para o acabamento.

Evite colocar objeto extremamente quente sobre o móvel de madeira, pois a região do móvel de madeira pode ficar queimada

8. Lustra-móveis

Móveis confeccionados saem das fábricas com o tratamento adequado de selador ou verniz. Isso assegura a longevidade da peça e permite a aplicação de lustra-móveis. Além disso, permite a diminuição do acúmulo de poeiras, protege a madeira das marcas de água e mantém o aspecto de novo.

Utilize lustra-móveis na peça, pois o produto protege a madeira das marcas de água

9. Manchas de copo

Suporte para copos são essenciais para móveis de madeira. Eles ajudam a não ocasionar aquelas manchas circulares que muitas vezes são difíceis de remover. Caso já exista manchas, use uma quantidade generosa de maionese com cinzas de cigarro em cima das manchas e deixe agir por uma noite.

Utilize suportes para copo e evite possíveis marcas no móvel de madeira

10. Riscos e rabiscos

Com o tempo, é natural que os móveis fiquem riscados. Isso acontece devido a objetos arrastados, crianças que arranham móveis e muitos outros. Para esses casos, use uma lixa para a raspagem na área agredida só para depois passar a cera de polimento ou o verniz. Além disso, outra solução prática está nas pomadas para calçados, já que elas se aproximam da cor das madeiras e vem acompanhadas de um aplicador próprio.

Em caso de riscos utilize uma lixa para raspagem da área agredida e posteriormente passe cera de polimento ou verniz

Fonte: Viva Decora


Comentários

Procurando móveis planejados de qualidade? Converse conosco