Guarda-roupa aberto: vantagens, como montar e fotos inspiradoras

Guarda-roupa aberto: vantagens, como montar e fotos inspiradoras

01 de outubro, 2019

A grana tá curta e você precisa de um guarda-roupa? Então faça desse limão uma bela limonada, ou seja, tire vantagem da situação e aposte em um dos modelos mais modernos e despojados do momento: o guarda-roupa aberto, também conhecido como closet aberto.

Muito provavelmente você já viu um desses por aí e no post de hoje toda essa popularidade será desvendada. Fique por aqui com a gente e confira todas as nossas dicas para você também ter o seu.


Vantagens do guarda-roupa aberto

Baixo custo

De longe, essa é a principal vantagem de um guarda-roupa aberto. O modelo é super econômico, especialmente quando comparado aos modelos sob medida ou planejados. Para baratear ainda mais o custo do móvel aposte no conceito DIY (Do It Yourself) e faça você mesmo o seu armário.

Guarda-roupa aberto feito com madeira de pinus contornando a entrada do quarto

Montagem fácil

A montagem do guarda-roupa aberto também é super simples e não exige mão de obra qualificada, muito menos uma grande estrutura de apoio. Dependendo do modelo escolhido, a montagem fica ainda mais facilitada e, com toda certeza, pode ser feita por você mesmo.

Ideia de guarda-roupa aberto com araras. Note que o móvel abaixo ajuda a manter tudo organizado e bem guardado

Visualização e localização das roupas

Com o guarda-roupa aberto fica muito mais fácil localizar e visualizar suas roupas, sapatos e acessórios. Isso quer dizer também menos tempo gasto para se arrumar e um melhor aproveitamento das peças, já que você não corre o risco de deixar alguma delas perdida em um ponto obscuro do armário.

Guarda-roupa aberto masculino com um design cheio de sofisticação e elegância

Ventilação garantida

Adeus mofo, bolor e cheiro de guardado. Com o guarda-roupa aberto suas roupas estarão sempre ventiladas e fresquinhas.

Modelo de guarda-roupa aberto bem moderninho com estrutura de ferro e prateleiras de madeira

Muito estilo e personalidade

Além de tudo isso que acabamos de citar, o guarda-roupa aberto ainda conta com a vantagem de ser super estiloso, moderno e despojado. Se esse estilo faz a sua praia, então não perca tempo e mergulhe de cabeça nessa proposta.

Guarda-roupa aberto separado do restante do quarto pela divisória de vidro

Dicas para montar o guarda-roupa aberto

Defina suas necessidades

Antes de qualquer coisa faça uma lista das suas necessidades. Qual o tipo de roupa que predomina no seu armário? Muita coisa que amassa com facilidade? Ou você tem mais roupas dobradas e empilhadas? Tem muitos acessórios? Chapéus, bonés e lenços? E os sapatos?

Pense em tudo isso primeiro, assim fica mais fácil decidir se você vai precisar de mais prateleiras, mais araras ou suportes.

Escolha o material mais adequado

O guarda-roupa aberto pode ser construído com diferentes tipos de materiais. Os mais comuns são o MDF. Mas também é possível optar por um guarda-roupa aberto feito de estrutura metálica e prateleiras de madeira.

Vale ainda apostar em um modelo moderno e arrojado, onde a estrutura é feita com canos, por exemplo.

Outro modelo barato e fácil de guarda-roupa aberto é o de alvenaria ou gesso. Contudo, nesse tipo de projeto não é possível mover ou deslocar a estrutura posteriormente.

Na hora de escolher o material mais adequado pense nas suas necessidades e prioridades, além da estética que você pretende dar ao quarto, lembrando que o guarda-roupa aberto é parte fundamental do projeto de decoração.

Com ou sem cortina?

Se a ideia de manter um guarda-roupa completamente aberto é desconfortável ou até estranha para você, saiba que existe uma solução e o nome dela é cortina. Dessa forma você isola discretamente o guarda-roupa sem descaracterizá-lo do modelo original.

Cuidados necessários com o guarda-roupa aberto

Limpeza

O guarda-roupa aberto tende a acumular mais pó que um modelo fechado, isso é fato. Mas você pode driblar esse pequeno problema usando caixas para organizar itens pequenos e também aqueles que você quase não utiliza.

As roupas usadas em estações específicas, como casacos e sobretudos podem receber uma capa para não entrarem em contato com o pó.

Organização

Assim como a limpeza, a organização também é fundamental, uma vez que o guarda-roupa aberto, como o próprio nome indica, mantem tudo exposto e a vista. Por isso, capriche na organização.

Destralhe

E para te ajudar a manter os dois itens anteriores (limpeza e organização) sempre em dia, a dica aqui é fazer destralhes periódicos em suas roupas, acessórios e sapatos. Isso quer dizer que você vai manter no guarda-roupa apenas aquilo que realmente utiliza, sem excessos. O que tiver sobrando, doe e na dúvida, nem compre.

Assim o guarda-roupa aberto fica esteticamente mais bonito, organizado e limpo.

Como fazer um guarda-roupa aberto: passo a passo

Como fazer arara de roupa suspenso

Fonte: Decor Fácil


Comentários

Procurando móveis planejados de qualidade? Converse conosco